26 de setembro de 2012

A origem do quebra-quebra de guitarras em shows

Estava eu, de novo novamente, no Facebook, quando me deparo com uma postagem da página "Arquivos do Rock" cujo título é "Quebrando Tudo". 

Eu sempre fico indignada quando vejo alguém quebrando uma guitarra em um show, meu querido Billie Joe Armstrong  é um deles... Brad Delson (mas acho que ele parou de fazer isso).

A explicação é mais simples do que parece. Pelo visto, certo dia, o guitarrista do The Who, Pete Townshend,   estava de boa tocando quando sua guitarra se desmontou e...

"Quebrando tudo!

O ato de quebrar os instrumentos musicais em shows é um hábito um tanto comum entre algumas bandas de rock. O The Clash, por exemplo ficou imortalizado pela imagem de Paul Simonom atirando o seu contrabaixo furiosamente con
tra o chão na capa de "London Calling". Jimi Hendrix não só quebrava a sua guitarra como ateava fogo nela, para delírio da galera. O Nirvana, o Kiss, o Green Day entre tantas outras já realizaram essa que é quase uma marcas registradas do Rock.

A origem de tanto quebra-quebra está no The Who. No final de 1964, a banda, praticamente recém formada, se apresentava no Rail Tavern, na Inglaterra, quando, no meio do show, a guitarra de Pete Townshend se desmonta. Irritado com o público rindo da cena, termina de destruir o instrumento batendo-o contra o chão.

Nos shows seguintes do The Who, todos queriam ver os destroços da guitarra de Pete pelo ar novamente. O The Who, a partir de então, deu origem à quebradeira dos instrumentos, chegando, com isso, a chamar a atenção da gravadora Decca, com quem assinariam contrato.

Com o sucesso da banda, todos queriam imitar suas performances explosivas, o que popularizou o negócio de vez. Aliás, todos que tinham dinheiro, afinal um instrumento musical não é muito barato, não é mesmo?!"

Senhoras e senhores! Com vocês Pete Townshend!!!!

Um comentário:

  1. Gostei muito do que li... Sou apaixonado por "rock atitude", isso tudo faz parte do show... Abraço.

    ResponderExcluir